Existem muitos potenciais não tocados dentro de todas as pessoas. Todas as circunstâncias vividas acabam por fazer com que o próprio pensamento se condicione a acreditar e desejar tudo aquilo que seu ambiente imediato está lhe trazendo através das pessoas e das adversidades superadas. Descobrir e explorar positivamente os recursos interiores é o primeiro papel de cada pessoa.
O lado maravilhoso de atuar com a área de desenvolvimento humano são os inúmeros caminhos que tornam possível descobrir novas formas de realização interior. Alguns podem crer que todos nascemos para ter uma vocação única, representada em uma determinada carreira, mas tenho presenciado uma variedade de dons numa só pessoa, que, quando ativados e harmonizados entre si, permitem uma versatilidade do poder criativo.
Quanto mais acionamos os potenciais e os praticamos, maiores as chances de aumentarmos a motivação pessoal. Ledo engano pensarmos que nossa felicidade depende de pessoas e de situações externas, pois, ao contrário, as respostas encontram-se dentro de cada indivíduo. Aquele que se propõe a pesquisar sobre si mesmo diariamente, avaliando os excessos e as carências de pensamentos, utilizando-se de uma conduta autoregulatória, desenvolve a aceitação da transformação permanente e aprimora a excelência de seus dons. Acredite que a flexibilidade a mudanças pode proporcionar um caminho evolutivo gratificante.