O verdadeiro sentido interior nasce da escolha por atividades que estejam diretamente relacionadas com a essência da pessoa. Desde o tipo de trabalho até hobbies, é preciso existir identificação com os talentos e desejos. Quanto mais tempo permanecermos em atividades que gerem auto-aprendizado, maior a maturidade desta visão interior em sintonia com a realidade externa.
Sempre que ouço pessoas me contando sobre estarem sem motivação no trabalho, procuro direcioná-las para acessar e se lembrarem das situações que já proporcionaram realização no passado e formas nas quais originalmente superaram obstáculos. Evidentemente, a orientação deve ser a tomada de decisão em prol de um novo estilo de vida, que abrange vários focos da vida, tais como: relacionamentos, emoções, intelectual, físico e espiritual. Cada área ativada e organizada através de ações em movimentação é capaz de potencializar inspirações para a solução de problemas e adoção de uma nova conduta.
O estilo de vida em estado de equilíbrio, ao contrário do que se pensa, não é fazer sempre as mesmas coisas em termos de hábitos, mas sim, buscar um desafio de aprendizado em todas as áreas da vida. Focar apenas no profissional torna-se incompleto no longo prazo, portanto, quanto maior a versatilidade de ações melhor se torna o ritmo de saúde integral da pessoa.