Lidar com situações complexas exige alguma dedicação diária na ativação de própria energia mental, antes e depois de se submeter às situações árduas do cotidiano. Uma das práticas mais estudadas há 4 décadas, denominada mindfulness, compreende a geração de energia ao invés de consumi-la. Trata de colocar a atenção no controle dentro de si mesmo. Uma sequência de problemas acabam aparecendo quando valorizamos, em excesso, situações negativas ao redor , ou, acerca de si mesmo, resultando em baixa auto-estima.
Ao identificarmos as motivações da alma em relação aos desafios presentes, a prática de relaxamento focada em “atenção plena”, que é a tradução oficial de mindfulness, possibilita uma série de benefícios para a pessoa:
- Aperfeiçoamento da criatividade
- Aumento de afeição em relação a si mesmo e em relação aos outros
- Redução de dúvidas, conflitos e medo de errar
- Visualização de novas formas de executar tarefas realizadas há muito tempo
- Concretização de mudanças desejadas no próprio temperamento e humor
- Cultivo de emoções positivas e empoderadoras
Atualmente o caos é uma percepção geral dentro e fora dos ambientes de trabalho. E, para deteriorar esta questão, temos um excesso de informação em redes sociais e internet. As práticas de mindfulness permitem que você observe pequenas e novas situações através de uma facilidade nesta seleção e, aumentando as sensações com as atividades atuais e vivendo mais no tempo presente. Esta mensagem é muito poderosa por trazer uma chave viável para alterar as escolhas, de forma a propiciar maior saúde mental e liberdade de decisão.