Relacionamentos refletem nossas crenças e nossa auto-imagem. Muitas vezes somos atraídos pelo que nos falta e nos é tão precioso. Outras vezes queremos estar perto daqueles que ativam situações desejadas por ambos. Os opostos, em geral, causam mais transtornos do que um estilo equilibrado a dois, portanto, é saudável avaliar os impactos das diferenças de hábitos e estilos.
O elemento mais vital a ser desenvolvido antes de existir um relacionamento saudável é a cura de si mesmo. Livrar-se de pensamentos avarentos e egocêntricos colaboram para uma energia mais leve e receptiva ao outro. Envolver-se com pessoas que não trazem harmonia interior, também, é um sinal muito importante a ser percebido antes de se aprofundar nos vínculos.
A área afetiva é desenvolvida de forma integral quanto existe um trabalho prévio de autoconhecimento, que visa aperfeiçoar as dores que a alma carrega de frustrações do passado, de medos conhecidos e desconhecidos. Conversar sobre os episódios negativos com visão de aprendizado é a melhor forma de fortalecer a qualidade das emoções e dos pensamentos. A prática da originalidade e coragem de ser em cada personalidade é o que torna uma relacionamento verdadeiro, na medida em que existe a conexão na vida concreta