Pessoas percebem o mundo de formas distintas. Nosso papel não é confrontar a diferença, mas sim aprender formas de interagir de forma equilibrada, sem comprometer o padrão emocional. A abertura do coração para experimentar a unidade na diversidade é um grande desafio que se torna recompensador quando a integração é finalmente desenvolvida.
Existem algumas condutas úteis para exercitar no cotidiano a troca de experiências com maior qualidade:
- a – Reavaliação dos próprios julgamentos e críticas para adequar o comportamento
- b – Apoiar o outro antes de exigir que o outro faça este movimento
- c – Demonstrar confiança, respeito e consideração
- d – Combater todo tipo de sentimento negativo e adverso
- e – Perceber os próprios sinais faciais (olhar profundo, sorriso, escuta ativa)
- f – Agir com interesse pelo mundo interior do outro
A chave para construir relacionamentos recompensadores começa por um trabalho individual de desenvolvimento pessoal. O potencial pode ser acionado através da compreensão de hábitos de pensamento cultivados e que não são colaboradores nos relacionamentos. Por isto, realizar uma constante avaliação do comportamento viabilizará maior compreensão das ações e motivações dos outros.
Todos possuem necessidade de serem amados, portanto, nenhuma atitude passiva deve ser encorajada. Demonstrar zelo pelo outro e estabelecer laços de confiança são atitudes corajosas, com altas chances de êxito. No momento em que aprendemos a cultivar nossas naturezas primárias, desenvolvemos o perfeito equilíbrio entre o dar e o receber.