Todos nós precisamos de um sistema organizacional para coordenar todas as responsabilidades pelas quais precisamos estar em dia ou até para se antecipar diante de imprevistos que aparecem. Atrasos e procrastinações podem nos levar a perdas financeiras, falta de foco nas atividades principais e mau humor diante dos desafios.
A base da adoção de um método pessoal significa em outras palavras ter um modelo mental que aprende e se adapta a novos hábitos. Acompanho com muita admiração a psicóloga Dra. Carol Dweck, que é uma das maiores pesquisadoras no campo da motivação e de MODELOS MENTAIS. Ela defende a ideia de que a visão que temos de nós mesmos é o que define a forma como dirigimos nossa vida e obtemos sucesso. Listo a seguir os pensamentos essenciais de uma mente em constante evolução, que está calcada em um positiva auto-estima:
1. Eu posso aprender tudo aquilo que quero
2. Quando eu sinto frustração eu mantenho a perseverança
3. Eu gosto de desafiar meus limites
4. Quando eu erro, eu aprendo
5. Eu busco aprender coisas difíceis
6. Pessoas bem sucedidas me inspiram
7. Meus esforços e atitudes são determinantes para meus resultados
Além desta visão de vida, ao lidar com êxitos e fracassos, um “mindset” produtivo define seus processos de gestão do tempo para conseguir administrar a concretização de planos de vida desejados. É preciso gerenciar a energia pessoal de forma a preservar a saúde integral bem como os resultados obtidos. Acredito que perseguir as 2 situações concomitantemente é fundamental para ter aquela sensação de dever cumprido. E, se por acaso, isto ainda não aconteceu, é porque a história cumpre seu papel de trazer os resultados na medida em que a maturidade e compreensão dos fatos são manifestadas gradativamente. O estado de espírito confiante, positivo, paciente, concentrado e humilde auxilia sobremaneira a lidar com a ansiedade da espera.
Segundo ensinamentos de David Allen “Gettings Things Done” (metodologia GTD)., tudo que não puder ser feito em 2 minutos deve ser anotado em listas. Além disso, a agenda diária precisa prever 1 a 2 horas livres diárias, se possível, para lidar com os imprevistos. Algumas estratégias, segundo este consultor, são úteis para obtermos ORGANIZAÇÃO, tais como:
1. Registrar tudo – coloque em um caderno ou aplicativo de tarefas, e calendário: tarefas, ideias, compromissos, etc. É possível dividir as atividades em pastas por temas específicos tanto pessoais como profissionais.
2. Definição de Uso- no início do dia, divida os assuntos em ação imediata ou arquivamento para uso posterior. Se for o caso de delegação, realize imediatamente.
3. Planejar – organize os itens acionáveis por categoria e prioridade. Atribua datas de vencimento, e defina lembretes para que você acompanhe as atividades. Em suma, este é um tempo de qualidade com a sua lista de coisas a fazer, caixa de entrada e calendário.
4. Revisão Semanal – preferencialmente às 6as feiras pela manhã, avalie tudo que era para ocorrer na presente semana, e se surgiu algo urgente já insere todas tarefas pendentes nas listas de compromissos para realizar no futuro. Situações que foram delegadas podem neste momento serem cobradas ou lembradas. Pense em novos projetos e em criar alternativas inovadoras.
5. Executar – escolher a sua próxima ação, maximizando por importância de resultados e, na dúvida, selecione a mais difícil e demorada. Avalie se existe equilíbrio entre todas as áreas da vida.
Através destas orientações, é possível gastar menos tempo pensando sobre o que fazer e como trabalhar, gerando maior PRODUTIVIDADE no final das contas. Evidentemente, o método é uma questão de conectar o estilo de vida pessoal e profissional de cada pessoa a um formato que encaixe bem com as necessidades de curto e longo prazo.
No momento em que a maioria das questões, em todas as áreas (financeiro, profissional, saúde, relacionamentos, espiritual) estejam ordem, é possível focar em atividades principais que requeiram muito FOCO. Neste caso sugiro a filosofia de John Zeratsky “The One Big Thing” quando existir um grande e relevante objetivo a ser realizado na vida. Ele sugere a simplificação de “todo lists”, priorizando e ordenando logicamente as ações e, sem dúvida alguma, excluindo projetos secundários que consomem tempo e energia.
Seja qual for seu objetivo neste momento, que te trará gratificação interior e soluções no mundo exterior, muito provavelmente por ter feito você superar zonas de conforto, mantenha uma atitude de autocontrole e de responsabilidade. A cada nova escolha bem refletida, produzimos resultados diferentes e, muito provavelmente, superiores aos que obtemos no tempo presente. Sucesso !
Add a Comment