A compreensão da própria identidade dentro da carreira não é um movimento tão simples como alguns podem imaginar. Qualquer que seja a transformação no decorrer dos anos ou no início de uma jornada profissional, a coragem pessoal envolve lidar com grandes incertezas e enfrentamento de obstáculos. Experimentar situações novas, ainda que suscitem possibilidades de erros, são motores para um aprendizado muito maior. Aqueles que se abrem para expandir o autoconhecimento tornam-se conectados com seus verdadeiros potenciais, que, muitas vezes, não estão sendo canalizados. E, por incrível que pareça, a realização profissional se baseia numa escolha mais emocional do que racional, porque é preciso sentir felicidade na atividade em si mesma.
A neurociência vem estudando e comprovando as implicações da autenticidade ou da falta dela no ambiente de trabalho. As raízes deste sentimento origina-se de: alta satisfação no trabalho escolhido, engajamento, reconhecimento externo da performance obtida. Pesquisas realizadas pela Psicóloga PhD Dra. Vanessa Buote e pela John Templeton Foundation registram interessantes questões sobre realização profissional:
Pesquisa I – 72% dos trabalhadores dizem inicialmente que sentem ser autênticos, entretanto, após 9 meses participando destas pesquisas, apenas 22% acabam por reconhecer que cultivam de fato tal virtude;
Pesquisa II – 30% das pessoas expressam gratidão a colegas de trabalho várias vezes por semana e 20% o fazem ao superior imediato, enquanto que 35% nunca agradeceram ao superior imediato e 29% não o fizeram a colegas.
O cultivo de sentimentos positivos novos, gratidão e humor é capaz de alavancar o próprio desempenho para recuperar a vitalidade no corpo físico ou mental ou emocional. Dentro de uma empresa, a maximização da motivação se estabelece quanto mais pessoas tivermos se realizando intrinsicamente. Isto significa que elas precisam sentir entusiasmo pelo trabalho em si e pela cultura organizacional.
Especialistas internacionais, com êxito em maximizar o capital humano, recomendam as seguintes ações para ativar a autenticidade que, em outras palavras, que é o mesmo que obter satisfação e engajamento:
- Ouvir colaboradores
- Incluir colaboradoras no planejamento de eventos corporativos
- Criar ambiente flexível
- Incentivar tempo de pausa ao ar livre
- Mudar certas rotinas de tempos em tempos
- Criar trabalhos voluntários como equipe (servir a uma causa)
Espero que este artigo, escrito com o objetivo de gerar insights e ânimo, possa empoderar todos aqueles que desejam crescer a inovação, gratificação e superação de limites em seus ambientes de trabalho e com as pessoas ao seu redor. Se você já se sente reinventando tua carreira todos os dias de tua vida, certamente vivencia a jornada de teu sonho, como todas as dificuldades e maravilhas que esta experiência pode te proporcionar.