A prosperidade de nossos sonhos e projetos, nos desafiadores dias atuais, é possível mediante a disciplina em se manter atento aos pontos essenciais em cada dia vivido. Cada despertar precisa ter um grande objetivo, de forma a inspirar todas as soluções e decisões até o término do dia. Estar consciente, no geral, de todas as motivações e valores mais importantes da própria vida, auxiliam no posicionamento sobre o que precisa ser flexibilizado e o que precisa ser desapegado, tanto no que diz respeito a pensamentos como quanto a sentimentos. Todas sensações internas podem e devem ser gerenciadas.
A capacidade de enxergar a nós mesmos pela lente dos outros é o cerne da autoconsciência. A clareza se inicia no instante em que é possível perceber o que não foi percebido, denominado de metacognição. Por esta razão, estar em contato com pessoas diferentes, expandindo a rede de relações, com relativa frequência, nos possibilita questionar e continuamente sair da zona de conforto com o objetivo de sustentar a melhoria contínua das forças pessoais.
Existe uma troca permanente de autoconhecimento entre nós e aqueles com os quais convivemos. Torna-se inútil, portanto, buscar saber como são os outros se o princípio das relações verdadeiras começa dentro de si mesmo. Aprofundar nos medos e nos desejos requer vontade interior suprema e diária, para lidar com os obstáculos que nos impedem de sentir a felicidade com a máxima frequência possível. Desta forma, viver cada dia com a sensação de felicidade é o mínimo que se deve buscar para construir um estado de espírito realmente vitorioso.