Todas as possibilidades de renovação de um temperamento humano pode ser modificado, incluindo o próprio DNA, quando existe uma predisposição para adaptação permanente dos sentimentos e dos pensamentos. A expansão da consciência é possível desde que haja esvaziamento sistemático de crenças e hábitos obsoletos.
Estamos caminhando para uma realidade que pode ser difícil de ser suportada por pessoas que não se conhecem e, por este motivo, tornam-se vulneráveis para superar os próprios limites, necessários à adaptação ao meio exterior. Caminhar para o controle natural das emoções é uma escolha que se reflete no corpo físico como um todo, e o equilíbrio saudável indica o quanto cada qual se mobiliza para construir convivências construtivas. Utilizar as forças pessoais é uma das formas de positivar os resultados esperados. Conhecer e ampliar os potenciais é fundamental para equilibrar os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.
O comportamento que é estudado pode ser equacionado na busca de novas soluções e caminhos de obter realização pessoal e profissional na vida. A felicidade, portanto, é mera consequência de variadas e criativas formas de compreender e assimilar as experiências desafiadoras do cotidiano.