Nos dias atuais somos bombardeados de cobranças, tanto da sociedade como da família, para sermos bem sucedidos na carreira. Qualquer que seja o projeto de vida, sem autoconhecimento sobre os talentos já sinalizados em relação aos interesses em relação ao exercício de profissões, pouca evolução se pode esperar.
Escolhas que são realizadas respeitando a individualidade apresentam maior possibilidade de êxito. Portanto, é vital que alguns pontos sejam exercitados para ativar a percepção de si mesmo, conforme exemplificado abaixo:
- §Personalidade – estilo de vida desejado, temperamento apresentado, ritmo adotado nas atividades, potenciais e fragilidades, forma de pensamento, afinidades com pessoas;
- §Valores – são as causas que motivam o indivíduo a agir e este conhecimento impulsiona o controle sobre as próprias decisões;
- §Visão de outras áreas – a profissão escolhida não é um fator isolado, portanto, é preciso levantar sistematicamente a qualidade obtida em termos de relacionamentos, saúde, hobbies e estudos;
- §Crenças – avaliação de práticas que são defendidas em família e no grupo social ao qual pertence em relação aos desejos interiores, formas de percepção do mundo exterior;
- §Autoestima – atitudes positivas em relação a si mesmo, visão social equilibrada e realista, engajamento em projetos e sonhos almejados.
Segundo Daniel Goleman, psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard (E.U.A.), uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida consegue perceber as emoções dos outros tanto quanto de si mesmo e as respeita. Em seus estudos confirma que 80% do sucesso de uma pessoa possui origem em um conjunto de habilidades comportamentais e emocionais, que podem ser treinadas e aprendidas. Exercícios diários em um caderno de anotações pessoal pode ser realizado para ativar tal autoconhecimento, de forma a encontrar soluções que vão de encontro à motivação individual.
Reduzimos as chances de estresse na medida em que nos tornamos capazes de administrar diariamente determinadas questões em permanente transformação. Alguns pontos essenciais são:
- Comunicação – definir os pontos que fundamentam a ação e defendê-los clara e objetivamente na comunicação escrita e falada. Gerar clima de cooperação, e jamais de cobrança, de forma a permitir a participação dos envolvidos e o feedback construtivo.
- Responsabilidade – A maior causa de fadiga é o pouco controle pessoal na realização do trabalho porque isto pode comprometer a autoestima, que e a força vital da personalidade. Vale ressaltar que é preciso valorizar todas as possibilidades de escolha que surgem oportunamente.
- Monitoramento de Resultados – É vital contemplar modelos de medição de período anuais, mensais, semanais e diários. Para cada estrutura de avaliação entre o planejado e a realidade, devem ser definidos o nível de detalhamentoa melhor utilização possível do recurso tempo.
A performance pessoal aumenta quando criamos instantes para assumir as próprias ideias e ações, com coragem e visão de longo prazo. Tendo escolhido adequadamente as causas pelas quais defendemos, fazemos com que o comprometimento aos projetos sejam fortalecidos, independente dos riscos concernentes às experiências.